De que está à procura ?

Europa

França leva eleitores às urnas este domingo

© DR

Os franceses vão no domingo às urnas numa primeira volta para escolher os candidatos que vão preencher os 577 lugares da Assembleia Nacional, numas eleições legislativas marcadas pelas dissidências ao centro, esquerda e extrema-direita.

Se as dissidências acontecem em todo o espetro político francês, opondo antigos aliados em diferentes círculos territoriais, as razões dessas diferenças têm origens variadas. Ao centro, a imposição de certos candidatos, como Manuel Valls, que acabou por sair derrotado da quinta circunscrição dos franceses que vivem no estrangeiro, agitou o partido do Presidente Emmanuel Macron.

À esquerda, muitos socialistas ficaram descontentes com os 70 lugares reservados para os seus candidatos, decidindo concorrer contra a coligação Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes), enquanto na extrema-direita antigos fiéis de Marine Le Pen que agora pertencem ao partido de Éric Zemmour vão concorrer contra a União Nacional.

Também 15 ministros de Emmanuel Macron jogam nestas eleições a sua permanência no Governo, e se perderem são obrigados a abandonar o executivo.

A Lusa destaca alguns círculos importantes para a eleição. Na sexta circunscrição Calvados, Normandia, na 11ª circunscrição Pas-de-Calais, Hauts de France, em Île de France, na 2ª circunscrição du Loir-et-Cher, Centro, entre outras, Macron disputa grande parte da sua vitória.

Depois da vitória de Emmannuel Macron na segunda volta das eleições presidenciais em abril, sobre a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, as legislativas vão definir a composição do próximo parlamento.

A primeira e segunda voltas das eleições legislativas estão marcadas, respetivamente, para 12 e 19 de junho.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA