Fotografia: Gonçalo Cunha de Sá inaugura exposição em Berlim

No dia 18 de abril, às 18h30, inaugura na galeria Fantom, no bairro berlinense de Charlottenburg, a exposição “In a Barbie World”, do fotógrafo português Gonçalo Cunha de Sá. A mostra apresenta-se como um ensaio fotográfico sobre a superficialidade, refletindo sobre os ideais de perfeição e os mitos que alimentam o imaginário coletivo.
“In a Barbie World” questiona os limites entre fantasia e realidade, propondo uma crítica visual à forma como a humanidade molda a si própria através de imagens artificiais. “Criámos um acessório para alimentar o nosso imaginário, mas perdemos o controlo. Tornámo-nos marionetas num teatro de bestas humanas”, escreve o autor sobre o conceito da exposição. Ao interrogar a obsessão pelo glamour e pelo estilo de vida idealizado, o português sugere que talvez estejamos prestes a ser substituídos pela Barbie, ou seja, metaforicamente, por plástico e inteligência artificial.

Nascido em Lisboa, em 1973, Gonçalo Cunha de Sá é fotógrafo profissional desde 1991. Licenciado em Fotografia, Cinema e Imagem pela Napier University, em Edimburgo, tem trabalhado como freelancer para agências de publicidade, jornais e revistas nacionais e internacionais. Foi também responsável por projetos fotográficos para a Câmara Municipal de Lisboa e para o Turismo da Costa del Sol.
Ao longo da sua carreira, apresentou mais de cinquenta exposições individuais e coletivas em cidades como Nova Iorque, Miami, Viena, Milão, São Paulo e Bruxelas. O seu trabalho tem sido reconhecido com diversos prémios internacionais, incluindo distinções do One Eyeland, PX3 Paris, Top 60 Masters of Contemporary Art e o Prémio Botticelli, em Florença.
A Fantom e.V. – Network for Art and History(s) localiza-se na Hektorstraße 9-10, perto da estação Adenauerplatz, em Berlim. A finissage ocorrerá a 29 de abril.