De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Finlândia tem a primeira-ministra mais nova de sempre

A ministra dos Transportes da Finlândia, Sanna Marin, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre – e terceira mulher – a ocupar o cargo.

O Partido Social Democrata (SPD) da Finlândia, no poder, escolheu Sanna Marin para ocupar o lugar de Antti Rinne, que se demitiu na terça-feira, depois de um dos partidos que integram a coligação de governo, o Partido do Centro, lhe ter retirado a confiança política.

Este anúncio implicou a renúncia formal do executivo, integrado pelo SDP, que venceu as eleições de abril, o Partido do Centro, os Verdes, a Aliança de Esquerda e o Partido Popular Sueco da Finlândia.

Sanna Marin é vice-presidente do partido, parlamentar desde 2015 e até esta semana ocupava o lugar de ministra dos Transportes e Comunicações. De acordo com os jornais finlandeses Helsingin Sanomat e Ilta-Sanomat, citados pela agência Associated Press, Sanna Marin tornar-se-á na chefe de governo mais jovem em funções a nível mundial.

Leia o artigo na íntegra em Jornal de Notícias.