De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Filme português estreia finalmente na Polónia

Durante a quarentena causada pelo surto do Covid-19, todos os cinemas foram fechados um pouco por todo o mundo. A Polónia não foi exceção e o filme português “Carga” viu a sua estreia, que deveria ter acontecido a 13 de Março em vários cinemas, ser suspensa.

Novos tempos implicam novas soluções e a Polónia encontrou uma forma de apoiar os seus cinemas. Assim sendo, a estreia do filme “Carga” (na Polónia intitulado Towar) acontecerá no dia 24 de Maio às 20h30 no cinema Kino Światowid, mas num formato diferente já que o filme poderá ser visto na sala de cinema digital do Kina Śiwatowid dentro da plataforma MOJEeKINO.

A plataforma MOJEeKINO é um projeto que surge devido ao encerramento das salas de cinema no território polaco e é uma iniciativa da Studio Cinema Association.

“O projeto que criámos é inovador à escala global. Difere dos ‘VODs’ existentes, que têm milhares de filmes para escolher. A ideia da plataforma é promover a arte do cinema nas suas várias manifestações e permitir que os cinemas realizem a sua curadoria”, afirma a organização.

Desde 21 de maio que os fãs das salas de cinema polacas voltaram a frequentar as suas salas preferidas, já que nesta plataforma cada cinema tem a sua própria programação, podendo o espectador escolher da lista de cinemas aderentes o seu favorito e aproveitar os filmes que se encontram programados.

Cada cinema é responsável por preparar o seu programa individual, adaptado às necessidades dos espectadores que por norma os frequentam. Como no cinema tradicional, o programa é alterado ciclicamente, mas também enriquecido com eventos adicionais – reuniões com criadores, oficinas, shows educacionais e até festivais de cinema. A plataforma será adaptada para pessoas com deficiência visual e auditiva – alguns dos filmes serão exibidos com descrição em áudio e legendas para deficientes auditivos.

Este projeto é implementado com o apoio do Instituto de Cinema Polaco e é mais uma forma de combater as dificuldades enfrentadas pela área devido à pandemia.

“Carga” é um dos primeiros filmes a ser exibido nesta plataforma. O filme português realizado por Bruno Gascon é protagonizado por Michalina Olszanska, uma das mais conhecidas jovens actrizes da sua geração na Polónia e que conta com actores portugueses como Vítor Norte, Rita Blanco, Miguel Borges, marcando ainda a estreia do anjo da Victoria’s Secret Sara Sampaio como atriz.

“Carga” foi vendido para vários países e foi ainda um dos filmes portugueses mais vistos em 2018. Em território português pode ser visto neste momento no catálogo da HBO Portugal.

#portugalpositivo