De que está à procura ?

Lifestyle

Festival leva melhores guitarrista do mundo a Guimarães

A sexta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães terá “a maior participação internacional de sempre” por parte de inscritos e apresenta um cartaz “recheado” de nomes nacionais e além-fronteiras que demonstram o “crescimento sustentado” do evento.

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG), a decorrer entre os dias 21 e 29 de dezembro em três locais da cidade (Paço dos Duques, o Centro Cultural Vila Flor e Conservatório de Musica de Guimarães), promete “celebrar o Natal de Guitarra na mão”, trazendo a Guimarães nomes como Aniello Desiderio, David Carmona ou Pavel Ravel.

A apresentação do FIGG, que desde 2017 integra a plataforma europeia Eurostrings, serviu ainda para anunciar que a final do concurso europeu de 2021 daquela plataforma será em Guimarães.

Aos dez concertos que compõem o cartaz da edição deste ano acrescentam-se ‘masterclasses’ e o Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães, “um dos momentos mais importantes deste festival”, segundo o diretor artístico, Nuno Cachada.

Nesta edição, o concurso conta com cerca de 100 competidores vindos de vários países: “É a edição com mais participantes internacionais de sempre, desde Estados Unidos, China, França, Espanha, Alemanha, Equador, México”.

“O vencedor da categoria sem limite de idade terá acesso ao Programa de Intercâmbio da Eurostrings, 1.500 euros mais a oportunidade de fazer uma ‘tour’ pelos vários festivais da Plataforma, bem como participar na Eurostrings Winners Competition, com um grande prémio monetário de 8.000 euros, mais uma ‘tour’ pelos Estados Unidos da América, Europa e China”, enumerou Nuno Cachada.

Sobre o cartaz, o responsável salientou “a cidade berço vai aconchegar num só evento o virtuosismo de Aniello Desiderio, o flamenco do quinteto de David Carmona e a juventude de Mateusz Kowalski, sem esquecer nomes emergentes em Portugal, como o Duo Sirius (Diogo João e Márcio Silva) e Francisco Luís”.

Oriundos do programa de intercâmbio Eurostrings, o FIGG vai contar com a presença de Pablo Menéndez, Cassie Martin, Pavel Ralev, Maja Karlj e Bruno Pino Mateos: “A participação na Eurostrings permite-nos não só aumentar o valor disponível para realizar o festival, este ano 40 mil euros, mas também trazer cá nomes que estão já inscritos na plataforma e que venceram edições anteriores do concurso internacional”.

As ‘masterclasses’, “aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público”, é outra componente importante do FIGG.

“O objetivo continua a ser promover a guitarra clássica no setor cultural, quer no contexto pedagógico e formativo, quer no do espetáculo, visando potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, ainda pouco divulgada enquanto instrumento solista”, apontou.

Para a autarquia, representada na sessão pelo assessor de Cultura Paulo Silva, o FIGG é também uma “marca” do panorama cultural vimaranense.

“Este projeto assenta no conservatório, se não houvesse a semente lançada no território pela parte formativa, não teria sentido e tem já um papel cultural no nosso calendário cultural, pelo valor acrescentado que lhe dá”, disse.

O evento é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães, com coprodução d´A Oficina, e tem os apoios do Município de Guimarães e do programa Europa Criativa, da União Europeia.

#portugalpositivo

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA