De que está à procura ?

Portugal

Lisboa recebe festival sobre migração portuguesa

© DR

De 3 a 6 de abril, os Jardins do Bombarda, em Lisboa, serão palco do festival “A Arte de Ser Migrante”, um evento único que reúne trabalhos artísticos e científicos de França, Luxemburgo, Suíça e Portugal. O evento dará voz às experiências dos migrantes portugueses na Europa abordando os desafios e oportunidades da migração nos dias de hoje.

Durante quatro dias o tema das migrações portuguesas sob diferentes ângulos temporais e geográficos será o centro das atenções. O programa inclui mesas-redondas, exibição de filmes, workshops, exposições, lançamentos de livros, leituras, espetáculos de humor e matinée.

O festival, que resulta de uma parceria com o Largo Residências, é organizado por Liliana Azevedo (CIEIS-Iscte) e Amandine Desille (Migrare, IGOT-ULisboa). A equipa organizadora pretende lançar uma reflexão mais ampla sobre as dinâmicas migratórias contemporâneas, meio século após a transição democrática em Portugal.

Combinando cultura e ciência, “A Arte de Ser Migrante” propõe um olhar crítico e artístico sobre o impacto das migrações e a identidade portuguesa no estrangeiro. O festival afirma-se como uma oportunidade para debater o passado, compreender o presente e imaginar o futuro das comunidades migrantes.

O evento conta com o apoio de Migrare IGOT-Lisboa, Centre de Documentation sur les Migrations Humaines no Luxemburgo, e das Embaixadas da Suíça, Luxemburgo e França.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA