De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Fernando Pessoa morreu há 85 anos

Fernando Pessoa morreu no dia 30 de novembro de 1935, em Lisboa, com 47 anos de idade.

Nascido a 13 de junho de 1888, no Largo de São Carlos, em Lisboa, é autor de uma obra imensa, a maior parte inédita à data da sua morte. A totalidade da sua obra é constituída por mais de 25 mil folhas – que incluem poesia, contos, peças de teatro, crítica literária, textos políticos e filosóficos, traduções, teoria linguística, cartas astrológicas e outros textos diversos, em português, inglês e francês – um espólio atualmente à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal.

A biblioteca particular de Fernando Pessoa está depositada na Casa Fernando Pessoa – que é a casa onde o escritor habitou nos últimos 15 anos da sua vida – e disponível para consulta online.

Fernando Pessoa começou a escrever quando era ainda criança, fazendo-o sobretudo em português. Um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, a originalidade da sua obra está principalmente na criação de múltiplas personalidades poéticas, em que as diferentes perspetivas se confrontam ou comparam.

Conhecida mundialmente, a obra do escritor deu lugar a um congresso internacional com o seu nome, que desde a sua 1.ª edição em 2008 tem reunido investigadores pessoanos e outros especialistas, originários de todo o mundo.

O Camões, I.P. deu o nome do escritor a três das suas Cátedras pelo mundo: a Cátedra Fernando Pessoa na Universidade de Bucareste, na Roménia; a Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa na Universidad de los Andes em Bogotá, Colômbia; e a Cátedra Fernando Pessoa em Caracas, na Universidad Central de Venezuela.

#portugalpositivo