De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Feira de São Mateus de Viseu arranca a 8 de agosto

Novas esplanadas dos pavilhões das farturas, uma roda gigante de 30 metros e luz decorativa que homenageia a gastronomia beirã são algumas das novidades da 627.ª Feira de São Mateus de Viseu, que arranca em 08 de agosto.

A edição deste ano da secular feira, que foi apresentada publicamente hoje à noite, contará também com os primeiros noivos de São Mateus, 90 ‘stands’ novos e a preocupação de continuar a reduzir o plástico.

Tudo isto se insere no projeto de revitalização e modernização que o município e a Viseu Marca (responsável pela gestão da feira) têm desenvolvido desde 2016.

A nova arquitetura nas esplanadas dos pavilhões das farturas será este ano a grande novidade dos espaços, com novo mobiliário, estruturas de sombreamento e floreiras a darem um visual diferente à artéria central do recinto da feira.

No que respeita à área das diversões, será instalada uma nova roda gigante, com 30 metros, ou seja, o dobro da altura da anterior.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, sublinhou o esforço que tem vindo a ser feito na qualificação, modernização e segurança do Campo de Viriato, onde se realiza o certame.

“Também em 2019 esse objetivo conhece novos avanços, com a conclusão da requalificação da Rua Padre Costa e da Porta do Sol Posto”, frisou.

Segundo o autarca, “são 150 mil euros de investimento numa requalificação urbana que favorece os peões em detrimento do automóvel, melhora o ambiente urbano, a iluminação e o conforto do público e renova todas as infraestruturas da via”.

De “cara lavada” estarão também 90 ‘stands’ de expositores, com estruturas novas, em madeira, no âmbito de um projeto desenvolvido pela Viseu Marca, que teve como objetivo contribuir para um ambiente mais qualificado e apelativo, com melhores condições de trabalho, segurança e higiene.

A Feira de São Mateus, que se irá prolongar até 15 de setembro, celebrará a declaração de Viseu como Destino Nacional de Gastronomia em 2019.

Os pórticos de luz das quatro entradas do recinto serão alusivos a ícones da gastronomia da região e, pela primeira vez, os visitantes poderão saborear a primeira sobremesa oficial da feira, criada pelo ‘chef’ Diogo Rocha, que junta os sabores das tílias do Rossio, das avelãs de Viseu e da maçã Bravo de Esmolfe.

A programação da feira inclui um casamento, em 15 de agosto, com os primeiros noivos de São Mateus, Natércia e Rodrigo, a terem festa garantida no recinto.

O município e a Viseu Marca prometem “39 dias de programação imperdível”, com um cartaz mais internacional e intergeracional.

Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz de 2019, tendo a pré-venda de bilhetes superado as expectativas da organização.

A estes juntam-se nomes nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, ÁTOA, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.

Segundo a organização, “a programação resulta num ‘mix’ de tendências, estilos e gostos a pensar nos vários públicos, ao longo de 39 dias”, dos quais 15 serão de entrada paga.

A Feira de São Mateus terá também uma nova mascote, a Fisca, que andará acompanhada da Maria Tata, duas “viajantes do passado” que percorrerão o recinto em agosto e setembro, interagindo com os visitantes.

Na opinião da presidente da direção da Viseu Marca, Cristina Paula Gomes, “a Feira de São Mateus está mais moderna do que nunca, muito competitiva e cumpre rácios de sustentabilidade crescente”.

Por três anos consecutivos, a Feira de S. Mateus ultrapassou um milhão de entradas, uma meta que se mantém para este ano.