De que está à procura ?

Europa

Eurocidade Chaves-Verín visitada por 13 mil pessoas em agosto

A rede de postos de turismo da Eurocidade Chaves-Verín registou cerca de 13 mil visitas em agosto, com 85% dos cerca de 6.500 turistas na cidade de Chaves a serem portugueses, anunciou esta sexta-feira aquele organismo.

Em agosto, o posto de turismo de Chaves registou um número de visitantes de 6.558, enquanto o posto de turismo de Vidago, também no concelho de Chaves, assinalou 1.273 turistas, divulgou a Eurocidade Chaves-Verín, em comunicado.

O organismo que junta a cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, e Verín, na Galiza, Espanha, explicou ainda que “a maior percentagem de visitantes corresponde a turistas nacionais e, logo de seguida, a visitantes da vizinha Espanha”.

“A percentagem de turistas portugueses traduz um aumento significativo em comparação a anos anteriores. Em Chaves os turistas nacionais traduzem-se em 85% das visitas turísticas e em Vidago correspondem a mais de 90%”, assinala a nota de imprensa.

Já o posto de turismo de Monterrei, em Espanha, assinalou “mais de cinco mil visitantes durante os meses de verão” e “um volume de 10 visitas guiadas por semana”.

“Apesar da diminuição de visitas em julho, o mês de agosto aumentou consideravelmente o número total aproximando-se dos dados do ano anterior”, destaca a eurocidade no comunicado, acrescentando que “a maior percentagem de visitantes corresponde a turistas nacionais e logo de seguida, a visitantes de Portugal”.

Para Chaves-Verín, apesar das limitações que se fazem sentir nos dois países devido à covid-19 e ao facto das fronteiras abrirem no passado 01 de julho, o número de visitantes nos postos de turismo da Eurocidade foi “muito significativo”.

A Eurocidade Chaves-Verin realizou, através da plataforma ‘Zoom’, uma reunião de monitorização do destino turístico transfronteiriço, no âmbito do projeto ‘Destino Frontera’, em que, “atendendo ao contexto pandémico atual, foi analisada e debatida a adesão de turistas aos postos de turismo do destino de fronteira ‘Eurocidade da Água’.

O projeto ‘Destino Frontera’, aprovado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, com cofinanciamento FEDER, tem a Eurocidade Chaves-Verin como parceiro.

O objetivo do projeto é a implementação de uma estratégia de desenvolvimento do turismo da fronteira luso-espanhola enquanto destino único, integrado e estruturado, explica o comunicado.

“Com suporte nos recursos endógenos partilhados, numa especialização da oferta que permita reduzir os custos da sua promoção, [pretende-se] contribuir para a diminuição das desigualdades territoriais e para a promoção do desenvolvimento sustentável das regiões fronteiriças”, conclui a nota.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA