De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

EUA discutem situação da Venezuela

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, aproveitou a deslocação ao Brasil para debater a situação na Venezuela com o seu homólogo peruano, Nestor Bardales.

Em Brasília, onde assistiu à tomada de posse do Presidente Jair Bolsonaro, o governante conversou com Nestor Bardales, a quem agradeceu o acolhimento às centenas de milhares de migrantes que estão a deixar a Venezuela.

Ao mesmo tempo, Pompeo transmitiu ao ministro peruano “a necessidade de aumentar a pressão” sobre o regime venezuelano de Nicolás Maduro, segundo disse aos jornalistas o porta-voz adjunto da diplomacia norte-americana, Robert Paladino.

Cerca de dois vírgula três milhões de pessoas já deixaram a Venezuela, afetada por carências alimentares e médicas e por uma situação de hiperinflação há três anos.

Mike Pompeo deslocar-se-á a Cartagena das Índias, na Colômbia, onde falará com o Presidente Iván Duque Márquez sobre assuntos bilaterais, como o combate contra o narcotráfico e o acordo de paz colombiano, e igualmente sobre a crise na Venezuela.