De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Este ano Portimão é a Cidade Europeia do Desporto

Mais de mil eventos desportivos estão agendados este ano em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019, num investimento superior a dois milhões de euros no parque desportivo, indicou, na sexta-feira, a presidente da autarquia.

“Estimamos investir mais de dois milhões de euros na construção e melhoramento das infraestruturas desportivas no concelho, proporcionando uma média de três iniciativas desportivas por dia ao longo de todo o ano”, disse Isilda Gomes.

A autarca falava aos jornalistas à margem da cerimónia que assinalou o início da cidade algarvia como Capital Europeia do Desporto em 2019, na qual participaram os secretários de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e das Pescas, José Apolinário, dos campeões olímpicos de atletismo Rosa Mota e Jorge Pina, dos motociclistas Miguel Oliveira e Miguel Praia e do piloto de Fórmula 1 de motonáutica, Duarte Benavente.

De acordo com Isilda Gomes, de entre as iniciativas, “estão as ligadas ao desporto escolar, importantes e fundamentais, porque a juventude está nas escolas, estabelecimentos escolares que estão envolvidos na Cidade Europeia do Desporto e onde tem de ser feito todo um trabalho”.

“Isto é um grande movimento e um mobilizar de todos os portimonenses para este projeto, que deve ser acarinhado por todos”, sublinhou.

Na opinião de Isilda Gomes, embora os eventos desportivos não gerem receitas, o retorno económico para Portimão “será enorme, porque são mais de 40 mil as dormidas, os impostos e toda a dinâmica económica que é criada no concelho”.

“Para Portimão, é importante ser reconhecida a sua capacidade de organizar este evento ao longo de todo ano, porque significa que temos feito um excelente trabalho na área do desporto e mobilizar mais cidadãos para a prática do desporto, porque é uma atividade necessária e útil para termos uma vida saudável”, destacou.

O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, enumerou a quantidade de iniciativas desportivas ao longo do ano, como “um dos aspetos mais positivos o título das cidades europeias do desporto”.

“Isto permite que os municípios dediquem muito da sua atenção ao desporto ao longo do ano, como aconteceu no ano passado em Braga e anteriormente em Gondomar e também, não só algum investimento de infraestruturas que é sempre necessário, mas na consciencialização que as pessoas vão ganhar para a necessidade de estarem ativas”, indicou.

João Paulo Rebelo acrescentou que o Governo “quer mais e melhor desporto para todos em Portugal, e este título traz o desporto menos formal, não num quadro competitivo, justamente um desporto para todos”.

O governante disse ainda que o Governo vai apoiar Portimão “com um pouco mais de 130 mil euros, uma ajuda ao investimento, um montante que já é significativo e que dá uma ajuda ao que são as atividades a desenvolver ao longo do ano”.

Cerca de quatro mil pessoas assistiram na noite de sexta-feira à cerimónia de abertura de “Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019”, no pavilhão Arena, que integrou espetáculos multimédia e de música, com a participação do cantor e multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo e do grupo Amor Electro, a quem coube a interpretação do hino “Cidade Europeia do Desporto 2019”.