De que está à procura ?

Europa

Estas são as profissões que mais crescem na Europa

A profissão de assistente de preparação de alimentos foi a que mais cresceu na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2022, passando de quase 1,1 milhões para 1,4 milhões de pessoas, o que resulta num aumento de 25,1% em relação ao período homólogo.

Segundo um relatório do Eurostat, seguem-se os trabalhadores da área dos serviços pessoais – que incluem assistentes de viagens, cabeleireiros ou empregadores de mesa -, com 7,6 milhões de funcionários (um aumento de 15,6%).

Os profissionais das tecnologias da informação e comunicação (TIC) totalizaram 4,5 milhões de trabalhadores na UE, um aumento de 9,6%. Já os profissionais da área legal, social e cultural subiram em 9,4%, com 3,5 milhões de trabalhadores; e os  gestores de hospitalidade, comércio e retalho em 9,1%, com 2,4 milhões de pessoas.

Na lista constam ainda aumentos ao nível dos profissionais do comércio e da administração (7,4%), artesãos e tipógrafos (6,7%), técnicos de informação e comunicação (5,9%), profissionais da ciência e engenharia (5,7%) e, finalmente, os gestores de produção e de serviços especializados (5,3%).

Por outro lado, os trabalhadores da agricultura, silvicultura e pesca registaram o decréscimo mais acentuado na UE do primeiro trimestre de 2021 para o primeiro trimestre de 2022, caindo 12,6%.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA