De que está à procura ?

Desporto

Esta corrida pode durar horas ou dias, mas José Monsanto vai lá estar

© DR

Já se imaginou a correr sem rumo durante horas ou até mesmo dias e apenas com pequenas pausas para fechar os olhos, ainda que por cinco, seis ou sete minutos? Provavelmente não, mas a verdade é que há quem adira a estes desafios de resistência extrema, testando ao máximo as suas capacidades físicas e psicológicas. É o caso de José Monsanto, atleta amador que vai representar Portugal no Backyard Ultra, nos Estados Unidos da América.

Numa reportagem exibida esta semana pela SIC Notícias, o ultramaratonista explicou todos os detalhes: Os atletas partem a cada hora dentro de um circuito fechado com 6,7 quilómetros, mas vão sem rumo. Ganha aquele que aguentar o desafio por mais tempo, ou seja, todos se sujeitam a uma corrida que sabem que os vai levar ao limite e que, a dado momento, serão forçados, pelo próprio corpo ou pela própria mente, a parar.

“É todo um redefinir daquilo que achamos que são os nossos limites. Fica sempre aquela sensação: ‘Será que podia continuar? Conseguiria dar mais uma volta ou duas?’ Existe um limite? Talvez sim, talvez não. Está na nossa mente”, diz José Monsanto à SIC Notícias.

O seu grande objetivo no Backyard Ultra é chegar às 100 milhas (aproximadamente 160 quilómetros) em 24 horas. E se esta marca já parece difícil de atingir, recorde-se que houve quem aguentasse quatro dias e 14 horas, tendo percorrido 750 quilómetros.

“As pessoas vão trabalhar e a prova está a decorrer, vão buscar os miúdos à escola e a prova está a decorrer, e no dia a seguir a mesma coisa. E é qualquer coisa digna de ser vista”, atira.

Para melhor se preparar, Monsanto chegou mesmo a treinar a capacidade de dormir em curtos espaços de tempo. Prevê ter entre cinco a sete minutos de “descanso” entre cada hora, que tenciona utilizar para recuperar as energias que conseguir.

Para financiar esta aventura, o atleta lisboeta criou, com amigos, uma angariação de fundos.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA