De que está à procura ?

Lifestyle

Esposende homenageia gentes do mar com obra de Vhils

O Município de Esposende deveria inaugurar uma obra de arte em homenagem às gentes do mar, da autoria de Alexandre Farto, cuja assinatura Vhils marca a sua intervenção na arte urbana, mas a cerimónia foi adiada devido ao luto que o concelho de fretou na sequência da morte do piloto Paulo Gonçalves.

A instalação artística insere-se no projeto Esposende SmartCity, lançado em setembro de 2019, que pensa a cidade através dos pilares Sustentabilidade, Território, Pessoas e Arte, com o propósito de aumentar a qualidade de vida das populações. Em causa está a aplicação da tecnologia em projetos estruturantes em áreas decisivas como ambiente, mobilidade, energia, cultura e património e reabilitação urbana.

O dstgroup é o responsável pela implementação da componente tecnológica e de sensorização, bem como artística, através das marcas mosaic e da zet gallery, respetivamente. Até ao momento, e na vertente “Esposende Território Criativo”, foram inauguradas a instalação artística ambiental “octo_ _ _ _”, de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, em setembro de 2019, e a escultura “Padrão do Mar”, de Volker Schnüttgen, no mês seguinte. A terceira e última intervenção artística deste projeto global, que alia a inteligência urbana e ambiental à criação artística original, implementada no espaço público, é da autoria de Vhils.

Recorde-se que o projeto Esposende SmartCity contempla ainda a implementação de um plano de atividades pedagógicas que têm como ponto de partida a transformação do território, através de soluções multidisciplinares. Neste contexto, decorreram ao longo dos últimos meses vários workshops que envolveram mais de 400 alunos dos estabelecimentos de ensino do município de Esposende. Foram ainda realizadas sessões de brainstorming com vista à produção de um objeto de cariz artístico, sob a orientação do artista local Jorge Braga, a integrar o circuito de Arte Pública de Esposende e a apresentar no Fórum Municipal de Educação 2020.

As ações junto da comunidade prolongam-se até maio de 2020, dinamizadas com o apoio de vários parceiros deste projeto, nomeadamente do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho (IB-s).
Tendo presente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o Município de Esposende desencadeou assim o processo de transformação digital da cidade, desde as infraestruturas passando pelos sistemas, serviços e aplicações, para a melhor qualidade de vida dos seus cidadãos.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA