De que está à procura ?

Desporto

Esports: SAW levaram a bandeira portuguesa à catedral do Counter-Strike

© ESL

A organização portuguesa SAW entrou recentemente para a história dos Esports nacionais ao conquistar o direito de jogar na Lanxess Arena, em Colónia, espaço habitualmente conhecido dentro da comunidade gammer como a catedral do Counter-Strike.

ESL

Uma vez apurados na Fase de Grupos para os Quartos de Final do Intel Extreme Masters Cologne 2024 (IEM Cologne 2024), ditou o sorteio que os SAW encontrassem na LAN (jogos em palco) os FAZE CLAN, equipa que viria a ser surpreendida pela armada lusitana logo no primeiro mapa. O claro 13-6 a favor dos SAW no de_inferno colocou os adversários, que se assumiam como favoritos, em alerta. O segundo mapa, o de_anubis, trouxe uma igualdade pontual no marcador, já que os FAZE CLAN, a correr atrás do prejuízo, venceram à justa por 13-11. O campo de batalha decisivo foi o de_nuke, um dos favoritos do elenco português. Motivados pela vitória no primeiro mapa e pela derrota vendida cara no segundo, os SAW conseguiram mesmo a passagem às Meias-Finais através do 16-14 conquistado.

No dia seguinte, foram os #3 do mundo a cruzar-se com os lusitanos e o jogo, como já se previa, caiu para o lado dos franceses VITALITY, que acabaram por conquistar dois mapas consecutivos e mandar os SAW para casa.

Ao contrário do grande encontro de sexta-feira, no sábado a organização portuguesa não conseguiu contrariar o poderio ofensivo adversário, tendo colapsado no de_nuke por 13-6 e no de_dust2 por 13-5.

Apesar da derrota, os SAW saíram de Colónia de cabeça erguida e com o rótulo de equipa portuguesa com a melhor prestação internacional de sempre. Prova disso foi todo o apoio luso que se manifestou quer na catedral, quer online.

ESL

Os VITALITY, carrascos da SAW, venceram a IEM Cologne 2024 na Final diante dos NAVI, por 3-1 em mapas.

A SAW

Fundada a 1 de janeiro de 2020 e sediada em Vila Nova de Gaia, a organização SAW tem equipas a competir profissionalmente em videojogos como Counter-Strike 2 e Valorant, e ainda uma equipa de criadores de conteúdos.

O quinteto português que chegou a Colónia para disputar a fase final da IEM Cologne 2024 é composto pelo capitão Christopher “MUTiRiS” Fernandes, pelo também veterano Ricardo “roman” Oliveira e pelos jovens talentos João “story” Vieira, Michel “ewjerkz” Pinto e Rafael “arrozdoce” Wing. O dinamarquês Danny “BERRY” Krüger é o treinador.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA