De que está à procura ?

Comunidades

Emigrantes contribuem para afirmação do turismo português

Segundo o Conselho Mundial do Turismo e Viagens (WTTC – World Travel & Tourism Council) Portugal é o país europeu em maior crescimento no setor do turismo e viagens. O WTTC prevê para 2019 um crescimento turístico de cinco vírgula três porcento em Portugal, mais do dobro da média europeia. Prevê-se ainda que esta tendência terá continuidade nos anos vindouros.

O WTTC destaca um forte crescimento de mercados não tradicionais, como é o caso dos Estados Unidos (mais 21,8%), do Canadá (21,3%), da China (16,8%) e do Brasil (13,8%), como um dos motivos deste crescimento. Vale a pena recordar as recentes afirmações do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que disse que as comunidades portuguesas contribuem para um terço do turismo nacional.

Os dados relativos a 2018 apontam que o setor do turismo contribuiu com 41,5 mil milhões de euros para a economia portuguesa. O estudo do WTTC refere mesmo que em cada cinco euros de receitas geradas em Portugal, um euro veio do turismo. Esta importância sente-se também no que toca ao emprego, com o turismo a representar 21,8% do total de postos de trabalho em Portugal.

Citada pelo jornal Expresso Gloria Guevara, presidente do Conselho Mundial do Turismo, deixou rasgados elogios ao país das quinas “o futuro apresenta-se brilhante em Portugal para o setor do turismo e viagens, e aplaudimos o Governo do país por reconhecer a importância clara desta indústria como motor do crescimento económico, e pela estratégia de estender os seus benefícios por todo o território”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA