De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Embaixador de Portugal na China considerado Personalidade do Ano

O Prémio “Personalidade do Ano” foi atribuído ao Embaixador de Portugal na República Popular da China, José Augusto Duarte, durante a Gala Portugal-China organizada pela Câmara de Comércio e Investimento Luso-Chinesa (CCILC), realizada esta semana no Estoril.

A Parceria Estratégica Global entre Portugal e a China marcou a viragem para um relacionamento bilateral mais ambicioso e promissor, que conheceu acrescido reforço com as visitas do Presidente da República Popular da China Xi Jinping a Portugal, em dezembro de 2018, e do Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa à China, em abril deste ano.

“O aumento do ensino do português na China e do mandarim em Portugal é um forte sinal das boas relações bilaterais, sendo já 35 as Universidades chinesas a dispor de cursos de Língua Portuguesa”, disse Teresa Ribeiro.

As relações culturais luso-chinesas têm vindo a aprofundar-se e o ano de 2019 foi designado como o Ano da China em Portugal e o Ano de Portugal na China, com uma programação de diversas iniciativas culturais com realizações em ambos os países.

A crescer também a cooperação entre instituições de ensino superior, laboratórios e centros de investigação, com aumento da procura de cursos em universidades portuguesas por parte de jovens estudantes chineses.

“Nota-se progressivo interesse pela tradução de autores portugueses para mandarim e pela edição, na China, de obras portuguesas já traduzidas”, referiu a Secretária de Estado, mencionando ainda o domínio do desporto, onde a cooperação bilateral tem vindo a registar uma evolução muito positiva, em particular na área da formação de técnicos, treinadores e jogadores de futebol.

Na área do turismo, houve, em 2018 e em relação ao ano anterior, um aumento enorme do turismo chinês em Portugal: mais 19,5% de receitas, mais 16,8% de hóspedes e mais 13,9% de dormidas.