De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Dylan Pereira é vice-campeão na Porsche Supercup

Este fim-de-semana, Dylan Pereira disputou em Itália a oitava e última corrida da Porsche Mobil 1 Supercup 2020. Uma grande final decisiva, em que o lusodescendente precisava de terminar a menos de quatro pontos do seu principal adversário para ganhar o título. Dylan Pereira tentou concentrar-se mais na prova e menos nas contas do campeonato, porque o circuito de Monza é muito rápido e exigente. Tem retas longas, curvas rápidas e chicanas difíceis, percorridas a alta velocidade, em que o carro fica apoiado apenas em duas rodas.

Com as restrições impostas por causa da pandemia do COVID-19, contrariamente aos outros pilotos, o lusodescendente não teve oportunidade de testar o carro em Monza e as afinações são essenciais para obter o equilíbrio perfeito entre o acelerador, os travões e os pneus, rodar no limite sem cometer erros e ser bem-sucedido.

Nos treinos livres, todas as atenções estiveram viradas para Dylan Pereira e para o seu mais direto adversário, o holandês Larry ten Voorde. Embora esses 45 minutos fossem só para encontrar as melhores afinações para os Porsche 911 GT3 Cup, a luta tão cerrada pelo campeonato levava, desde logo, os comentadores e jornalistas a fazerem as suas apostas. O lusodescendente, no início do treino, realizou bons tempos, que foram anulados por ter ultrapassado os limites da pista. Uma chamada de atenção para os treinos cronometrados, onde seria essencial realizar um tempo que permitisse um bom lugar na grelha de partida. Após uma passagem pela boxe, Dylan Pereira regressou à pista, mas um despiste de um piloto levou à interrupção da sessão. A luz verde para o recomeço do treino acendeu-se quando faltavam pouco mais de 20 minutos para o final. Os tempos por volta foram baixando e o lusodescendente acabou por acertar no ritmo.

Sábado, nos treinos cronometrados, Dylan Pereira tinha 30 minutos para realizar um tempo que lhe permitisse ocupar um dos primeiros lugares na grelha de partida. Logo nas primeiras voltas, não teve muita sorte. Quando estava numa volta muito rápida, teve uma pequena saída de pista para a gravilha, que não só lhe estragou o potencial excelente tempo, como destruiu bastante os pneus. Mesmo assim, a seguir, fez o 3.º melhor tempo provisório. Após o habitual regresso à boxe para as últimas afinações, e com apenas oito minutos para realizar uma volta canhão, o piloto da BWT Lechner Racing ainda viu o colega de equipa Leon Koehler passar-lhe à frente. O 4.º lugar na grelha de partida obrigava a um excelente arranque para a corrida, tendo em conta a luta direta com o pole position, que era o seu principal adversário na disputa pelo título.

Na corrida de todas as decisões, Dylan Pereira fez, como habitualmente, um bom arranque, saltando imediatamente para a 3.ª posição e preparava-se para atacar o 2.º lugar, quando o despiste de um piloto levou à entrada do safety car. No recomeço, mais uma vez, quando o lusodescendente se preparava para passar o 2.º classificado, outro despiste obrigou, de novo, à entrada do safety car. No regresso das bandeiras verdes, Dylan Pereira manteve a 3.ª posição. Perto do final da corrida, com o seu principal adversário a comandar a prova, o lusodescendente demonstrou que também pensa na equipa e deixou passar o seu colega na Lechner Racing Team, Leon Koehler, que disputava o título de campeão júnior.

Excelente temporada para Dylan Pereira, que atinge os objetivos a que se propôs no início do campeonato e termina a Porsche Mobil 1 Supercup 2020 na 2.ª posição da classificação geral final, com seis subidas ao pódio, das quais duas vitórias, dois 2.ºs lugares e dois 3.ºs lugares, provando que é um dos pilotos mais rápidos e competitivos da Porsche e contribuindo decisivamente para a vitória da BWT Lechner Racing na classificação por equipas.

Dylan Pereira regressou ao Luxemburgo este domingo à noite, às 22h45, onde foi recebido no aeroporto de Findel pela imprensa, por familiares e amigos.

Com o final da Porsche Mobil 1 Supercup, o lusodescendente vai agora disputar a Porsche Carrera Cup Alemanha 2020, que começa daqui a duas semanas, com uma corrida integrada nas famosas 24 Horas de Le Mans.

#portugalpositivo