De que está à procura ?

Europa

Comprimido para emagrecer mata no Reino Unido

Eloise Parry decidiu comprar comprimidos para emagrecer na internet. Morreu quando tomou oito, e literalmente “queimou por dentro”. A dose que se revelou fatal continha uma substância, o 2,4 dinitrofenol (DNP), cujo uso humano é proibido desde 1938. Os episódios fatais do uso deste químico que é usado no fabrico de explosivos, tintas, na fotografia ou em pesticidas, têm-se repetido desde que se descobriu que fazem perder peso.

A sua proibição levou a que o DNP seja atualmente comprado através da internet, onde se multiplicam também os alertas para os riscos. Voltou a ser falado depois da morte da jovem inglesa de 21 anos, na semana passada. Eloise Parry não resistiu a uma hipertermia maligna, consequência do aumento da queima de energia que o DNP provoca. Em algumas das vítimas fatais deste químico a temperatura corporal atingiu os 43,3 graus.

Substância originalmente usada em explosivos aumenta o processo de queima de energia em 50%. A dificuldade em encontrar doses seguras levou a que fosse proibida em 1938.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA