De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Dois portugueses da diáspora levam o Apéro a Lisboa

Copos e petiscos ao fim do dia que dispensam o jantar, almoços leves a partir do meio dia. E isto num espaço aconchegante, numa pacata rua de Campo de Ourique, muito perto do Jardim da Estrela e longe dos circuitos turísticos. O Apéro acabou de abrir e promete muita conversa: à mesa, tranquilamente, entre amigos, ou quem sabe sobre teatro ou arquitetura, as atividades principais dos sócios, o ator Carlos Vieira e o arquiteto Bernardo Petra.

Apéro, ou aperitivo, uma versão carinhosa que os apreciadores costumam utilizar. Por cá diz-se de algo que abre o apetite, em geral uma bebida, mas também é sinónimo de entrada, prato servido antes do principal. Em países como Itália ou França é um ritual que muitas vezes dispensa o jantar: sai-se do trabalho, encontram-se os amigos, petisca-se e bebe-se um bom vinho, ou outra bebida, entre conversas e gargalhadas.

Esta é uma aposta do ator Carlos Vieira, que na rentrée veremos novamente na TV, na série “Três Mulheres” da RTP (protagonizada por Soraia Chaves) e de Bernardo Petra, que além de ser arquiteto adora cozinhar.

Ambos viveram em França: Bernardo Petra foi arquiteto em Paris mas acabou rendido aos encantos da pastelaria francesa e pôs, literalmente, a mão na massa; Carlos Vieira em Lyon, onde iniciou o mestrado em “Art Dramatique du Master de Lettres” e integrou companhias de teatro como Le Petit Jeu de Paume e L’Uchronie.

Por lá tornaram-se fãs e frequentadores assíduos de apéros locais. Agora, neste novíssimo espaço lisboeta, Bernardo encarrega-se do menu, Carlos é quem recebe, quase sempre, os clientes ao final do dia.

Convívio descontraído é o mote principal do Apéro, mas é inevitável que as artes por aqui se cruzem: neste momento acolhe peças do artista plástico David Oliveira, numa espécie de aperitivo para a sua exposição “A vida por um fio”, patente no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras até 16 de setembro. Outras iniciativas ligadas às múltiplas artes estão na calha, lá mais para a rentrée.

Tábuas de enchidos, presunto, queijo ou mistas, queijo de Azeitão com mel e nozes, salada de Mozarela ou húmus com crudités são companhias perfeitas para estes momentos de descontração, a acompanhar com uma boa seleção de vinhos portugueses, gin ou outras bebidas espirituosas. Já aos almoços destacam-se deliciosas saladas e sanduíches servidas com sumos de frutas e/ou um copo de vinho (desde €5,2).

O Apéro fica na Rua Saraiva de Carvalho 38A, em Lisboa e tem o número de telefone 218 010 112. Está aberto de segunda a quarta-feira das 11h30 às 21h00; quinta e sexta até às 22h00; aos sábados abre às 12h30 e encerra às 22h00. Fecha ao domingo.