
No próximo dia 22 de março, às 18h00 (hora local), tem início a edição de 2025 do ciclo 4 Estações 4 Concertos, promovido pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural. O evento arranca com o Concerto de Primavera, que terá lugar na sede da ADEPAC – Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha, em Idanha-a-Nova.
O concerto será protagonizado pelo duo “Em Forma de Pêra”, formado por David Rodrigues (bandolim) e Tadeu Filipe (cravo). Em “Reino do Maravilhoso”, as cordas do bandolim e do cravo unem-se para uma viagem musical por um repertório eclético e intemporal, que inclui obras de Giovanni Battista Gervasio, Félix Máximo López, Aleixo Botelho de Ferreira e Ludwig van Beethoven.
Com um percurso consolidado em vários palcos nacionais, o duo “Em Forma de Pêra” já marcou presença em eventos como o Festival Internacional de Órgão de Braga, o Teatro Ribeiro Conceição (Lamego), o Museu do Douro (Régua) e o Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa). Destaca-se ainda a sua participação no ciclo ‘Roteiro pelos Órgãos Históricos do Douro’, com concertos em Vila Flor, São João da Pesqueira, São Martinho de Anta, Torre de Moncorvo e Penajóia, contando com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e dos museus locais.
Programa do Concerto de Primavera:
- Erik Satie (1866 – 1925)
“Gymnopédie I” - Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
“Andante com variações em Ré maior” - Raffaele Calace (1863 – 1934)
“Tarantela op.18”
“Rondó op. 127”
“Mazurca op. 141”
“Bolero op. 161” - Aleixo Botelho de Ferreira (17?? – ca.1790)
“Sonata per Mandolino Solo e Basso”

O ciclo 4 Estações 4 Concertos continuará ao longo do ano, com eventos que celebrarão cada estação:
- Concerto de Verão – 22 de junho, às 19h00, com Filipe Correia (violino), Maria Rodrigues (contrabaixo) e Yan Hampshire (cravo).
- Concerto de Outono – 20 de setembro, às 19h00, com Sara Ruiz Martínez (viola da gamba) e Rafael Muñoz (tiorba).
- Concerto de Inverno – 20 de dezembro, às 18h00, com um programa especial de Corais de Natal.
Com um alinhamento musical rico e diversificado, esta iniciativa promete proporcionar ao público momentos únicos de fruição da música antiga, em espaços históricos e de grande valor patrimonial.