De que está à procura ?

Lifestyle

Descubra a feira renascentista de Payo de Pelle

Payo de Pelle (Praia do Ribatejo) chegou a ser sede de comarca de um território que se expandia até Santa Cita e Asseiceira, no concelho de Tomar. Este ano comemora 500 anos de Foral e não vai faltar animação.

Dia 21 e 22 de dezembro, a não perder: teatro, música, dança, mercados, artesãos, tabernas, caminhadas, exposição, conferência, missa e romarias.

No início do séc. XVI existiriam na zona 15 casais agrícolas e 24 prédios rústicos. Carregal, Caldeiro, Casal da Vaca ou Casal do Aleijado eram alguns exemplos de topónimos que existiam na época e que desapareceram.

O documento assinado por D. Manuel I veio legislar o que cada casal tinha de pagar à Ordem de Cristo, mas também definia algumas benesses, como por exemplo, estabeleceu o fim das portagens pelo atravessamento do rio.

Na vizinha Punhete, atual Constância, estavam registados em 1527 um total de “311 vizinhos”, designação dada aos agregados familiares. Impressionante e representativo da importância da atividade piscatória era o número de embarcações: 120! Isto numa altura em que os rios funcionavam também como autoestradas. Santarém registava 100 embarcações e Abrantes 180.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA