Cuxhaven e Ílhavo retomam projetos parados pela pandemia

A direção do Círculo Cultural Luso-Alemão de Cuxhaven teve um encontro com o presidente da Câmara de Cuxhaven com o fim de reativar os projetos que tinham iniciado em 2016/2017 e que por motivos da pandemia em 2020-2021 pararam.
Também em Ílhavo, tal como em Cuxhaven, houve mudança na presidência da Câmara, assim como houve alteração na direção de ambos os museus (vocacionados para o mar). O novo grupo de trabalho irá dar continuidade aos trabalhos feitos até 2021-2022.
Alfredo Stoffel, membro da direção do Círculo Cultural Luso-Alemão e do GRI-DPA, refere que “aprofundar sinergias no ramo económico (energias renováveis, portuárias e tecnológicas) assim como entre os dois museus (ambos vocacionados para o mar)” será o próximo desafio.
Durante a reunião confirmou-se que os 60 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha serão festejados em Cuxhaven, com a exposição do GRI-DPA na Sala do Cidadão na Câmara Municipal de Cuxhaven por um período até oito semanas.
O Círculo Cultural Luso-Alemão de Cuxhaven também irá oferecer uma coleção de livros (doados pelo Camões IP) ou à biblioteca, ou a uma escola da cidade.
A política autárquica com especial incidência para a comunidade e a importância de termos um luso-descendente na direção do partido liberal foi um dos temas da reunião.
Recorde-se que Cuxhaven e Ílhavo assinaram um contrato de amizade em 2002 e uma parceria tri-partida (MNE, Cuxhaven e Círculo Cultural) em 2016