De que está à procura ?

Colunistas

Crime e investigação: Google cobra dinheiro às autoridades para ter acesso a dados pessoais

A gigante tecnológica que contém uma infinidade de informações sobre quase todos nós, está a dar um passo gigante para uma parceria com as autoridades.

Segundo o New York Times, a Google já informou as autoridades no passado dia 13 de janeiro sobre as taxas que irá cobrar às mesmas entidades, justificando-se com os gastos inerentes ao processamento e tratamento dos pedidos de informações. A mesma tabela pode ser consultada abaixo:

Destacam-se assim 5 planos de preços, sendo eles:

– Intimação: 45 dólares

– Ordem: 150 dólares

– Mandado de captura: 245 dólares

– Pedido PRTT: 60 dólares

– Ordem de escuta: 60 dólares

Segundo a própria Google, as autoridades podem fazer estes pedidos para dados do passado ou até mesmo acompanhar em tempo real.

As intimações, por exemplo, revelam informações do passado. Estas informações contemplam o nome que a pessoa usou ao criar o endereço Gmail, endereços de IP da conta, datas e horas de acessos, etc.

Um mandato, também serve para revelar informações do passado. Pesquisas e conteúdo da conta Google, mensagens, e-mails, documentos, fotos, vídeos no YouTube, etc.

As escutas e pedidos PRTT entregam informações em tempo real. No caso das escutas a Google entrega a informação de comunicação em tempo real. Já o PRTT, permite que as autoridades informem informações sobre comunicações. Números de telefone marcados, endereços IP, etc.

O porta-voz da Google deixou ainda claro que em alguns casos, como segurança infantil ou emergências com risco de vida, não será cobrado qualquer valor.

Para já, tudo isto será aplicado nos EUA. Esperemos mais informações para o mundo inteiro.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA