De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Covid-19: Portugal vai repatriar cidadãos retidos em Maputo

A embaixada portuguesa em Moçambique anunciou esta semana a realização de um voo de apoio ao regresso a Portugal de quem tenha sido afetado pelo encerramento de fronteiras provocado pela covid-19. A ligação aérea foi organizada pelas autoridades portuguesas e será realizada pela TAP, no sábado, com partida em Maputo e Lisboa como destino.

A embaixada afirma que “em breve será possível retomar o transporte de passageiros no trajeto Lisboa – Maputo”, lê-se em comunicado, no seguimento do anúncio feito pelo Presidente moçambicano de reativação de voos internacionais em breve.

Entretanto, a representação diplomática diz que da parte do Governo português existe total disponibilidade “para apoiar o regresso a Moçambique de cidadãos e residentes legais, nos termos que forem definidos para o efeito”.

Existe “abertura do Governo português para, no quadro das exceções ao encerramento do espaço aéreo atualmente em vigor, manter a possibilidade de voos entre Portugal e Moçambique num regime de reciprocidade”, conclui.

O mais recente voo excecional de apoio ao regresso a Portugal foi feito em 27 de junho. Recode-se que Moçambique suspendeu os voos internacionais desde meados de maio para prevenir a propagação da pandemia de covid-19, sendo apenas autorizados algumas ligações, caso a caso.