De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Costa fala à Confederação Europeia de Sindicatos em Viena

O primeiro-ministro discursa na próxima terça-feira, em Viena, na Áustria, no congresso da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES), onde falará sobre a experiência portuguesa em matéria de políticas de emprego e de combate à pobreza.

Segundo o gabinete do líder do executivo, António Costa foi convidado pelo secretário-geral da CES, o italiano Luca Visentini, sendo o único primeiro-ministro europeu que participa neste congresso, no qual estarão também presentes o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, e o prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz.

Tendo como tema de intervenção “o pilar europeu dos direitos sociais e um contrato Social para a Europa”, António Costa abordará sobretudo a temática da linha política seguida pelo seu executivo nas áreas da criação de emprego e combate à precariedade e à pobreza.

Fonte do Governo referiu que António Costa deverá destacar “a necessidade de se implementar o pilar europeu dos direitos sociais através de um novo contrato social que permita responder aos anseios dos cidadãos, dando-lhes esperança, confiança e segurança”.

Para concretizar este objetivo, nas suas mais recentres intervenções, o primeiro-ministro tem defendido a necessidade de se promoverem políticas de crescimento económico e de estímulo ao emprego de qualidade.

António Costa tem ainda alertado para a urgência de a União Europeia “aproveitar as oportunidades abertas pelas mudanças de paradigma energético e digital”, investindo mais “na educação, na formação, na aprendizagem ao longo da vida e numa economia inclusiva que permita integrar no mercado de trabalho os que têm mais dificuldades”.

Na perspetiva do primeiro-ministro, “a marca distintiva da Europa são os direitos sociais e o seu modelo social”.