
Por unanimidade, em março, o Conselho Regional da Europa (CRE) do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) aprovou a “Moção para a criação de uma campanha de sensibilização para uma Emigração preparada”.
As entidades nos países de acolhimento têm relatado um aumento de pedidos de apoio por parte de emigrantes em situação de risco. Na visão dos conselheiros, essa vulnerabilidade à exploração laboral e à precariedade social deve-se, muitas vezes, à falta de planeamento adequado antes da emigração.
Os conselheiros propõem garantir o acesso à informação antes da saída de Portugal, promovendo uma emigração informada e consciente. Além disso, solicitam às entidades competentes a implementação de uma campanha de sensibilização, envolvendo associações de municípios e freguesias, a Segurança Social, a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, órgãos de comunicação social e confederações sindicais.
Por fim, destacam a necessidade de fortalecer os Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE), presentes em vários municípios, como canais privilegiados para aconselhamento antes da partida.