De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Conhecimentos, competências e atitudes do profissional de saúde mental

Os conhecimentos de um profissional de saúde mental não passa apenas por todos os conceitos, teorias, princípios, procedimentos, descrições, hipóteses, ideias, factos, e informações aprendidos pelo estudo científico e aprendizagem técnica da área, mas também pela sua experiência clínica e pessoal, bem como pelo seu o auto-conhecimento, tudo aquilo que o fez colocar-se em questão e desenvolver-se enquanto pessoa e profissional.

As competências de um profissional de saúde mental são todas as habilidades congénitas ou adquiridas que lhe permitem exercer da melhor forma ajudar os pacientes no diagnóstico, prognóstico e decisões clínicas de um problema de saúde mental. Estas competências podem ser cognitivas, como por exemplo, de criatividade, planeamento e reflexão, e sociais, como por exemplo, de comunicação, negociação e empatia.

As atitudes de um profissional de saúde mental pressupõem o julgamento que este faz quer do que vê quer do que ouve em consulta. Podem ser atitudes em relação a comportamentos, grupos de pessoas, medicamentos, entre outros. Estas atitudes vão também influenciar o diagnóstico, prognóstico e decisões clínicas que o profissional faz face a um problema de saúde mental.

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.