De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Conhece Jorge Rodrigues?

Por trás do perfil Instagram @mknocivo está Jorge Rodrigues, português a residir em Paris, França ??.

Em maio de 2004 descobriu o hip-hop e viu na sua vertente musical uma escapatória para a sociedade caótica. Costuma dizer que é rapper por necessidade: tem necessidade de se exprimir, de desabafar, de descomprimir. E pelo meio vai-se cruzando com pessoas que se revêm nos seus textos e se identificam consigo.

Portugal ?? onde o tempo passa mais rápido, são os amigos e a família, é a saudade, são os seus alicerces, é o seu país, pequeno é verdade, mas que deixou a sua marca no mundo ? .

Ser português no mundo é sinónimo de coragem, diz Jorge Rodrigues. Sinónimo da garra e firmeza que nos caracteriza. É aprender a derrubar barreiras e obstáculos da vida. Não é fácil, nem tudo é um mar de rosas, sobretudo no início. Mas com coragem e destreza tudo se consegue.

O maior obstáculo no seu caso é a língua, uma vez que ainda não a domina, no início (em outros empregos) era bastante difícil comunicar, ia conseguindo aos poucos porque utilizava o inglês, língua essa que domina. Neste momento, o seu emprego atual é direcionado para o mercado português, sendo a comunicação com os clientes feita em português e a linguagem interna da empresa o inglês, logo a língua já não é um problema.

O seu lugar preferido é e sempre será o Porto. Já viveu em Lisboa, mas sempre gostou do Porto. Pela hospitalidade das pessoas, pela arquitetura, pela cidade em si, sobretudo de Inverno, o nevoeiro na ponte D. Luís, o ar sombrio das ruas é algo um pouco complicado de explicar. Além de que tocar no Porto sempre lhe deu um enorme prazer.

Passa a maior parte dos seus tempos livres a fazer música. Desde projetos seus, a gravar outros artistas, pois tem um home studio que fez recentemente e costuma trabalhar com artistas variados. Desde captação vocal, a mistura e masterização ou produção instrumental. Esta a pensar voltar a treinar artes marciais, coisa que fez durante muitos anos mas ultimamente tem-se desleixado um pouco, o tempo também não é muito infelizmente.

Rodrigues saiu de Portugal ?? devido à falta de oportunidade, seja na música como no mercado de trabalho. Infelizmente o nosso país não dá muitas hipóteses de crescer profissionalmente. Não dá para sonhar ou ter ambições e ele não quis isso para si, por isso decidiu mudar-se com a sua esposa após o casamento. Se tenciona voltar, talvez um dia, para já não, de todo.

Gosta bastante do que faz, trabalha em Customer Support para a Nissan. E na música, claro, isso sempre será a sua grande paixão e é algo que vai fazer até ao fim da sua vida. É mais que música, é um modo de vida. Tem uns projetos que acha que tenham bons resultados nessa área, ira anuncia-los em breve.

Curiosidades:
* Tema “Filha de Emigrantes” com 1 ‪4111 368‬ visualizações no Youtube.
* Homenageado pelos Bombeiros Voluntários de Bragança e nomeado Sócio Honorário pelo tema “Soldado da Paz”
* Vencedor do RRW 2008 (com XKsitu sob o nome de Eskuadrao Furtivo)
* Vencedor NOS Live Act 2015 com presença no cartaz do NOS Alive 15

@mknocivo é mais uma história de @portugalnomundo.