De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Conhece Inês Brandão?

Inês Brandão tem 23 anos. Nasceu na cidade do Porto, mas veio para o Luxemburgo com a mãe quando tinha 13 anos. Uma história idêntica à de tantos outros portugueses durante a crise de 2010.

Diz que esta mudança implica que Portugal deixe de ser um país para viver, para passar a ser um destino de férias. Brinca que ser portuguesa no estrangeiro é ser « avec ». Descreve a experiência da emigração como pertencer a todo lado, mas a lado nenhum ao mesmo tempo.

Inês adora o Alentejo pela sua calma e inocência. Diz que representa o que é Portugal para além de Lisboa e Porto.

Inês é estudante. Licenciada em turismo sustentável está atualmente no último ano de mestrado na Universidade de Bruxelas. Adora o que estuda. E deixa uma pergunta no ar, “quem não sonha em ser turista?” Tenta gerir o seu tempo livre para que seja canalizado para o ginásio. Para uns é sacrifício, para Inês é um prazer.

Vai-se  mantendo-se atualizada através da televisão portuguesa, refere ainda que mundo é muito mais que Portugal. A sua tese de mestrado, que vai defender, investiga o comportamento turístico dos descendentes de emigrantes. O mito do retorno, as férias a cada ano, e de que forma esta prática influencia a identidade portuguesa.

@inesbrandaoc é mais uma história de @portugalnomundo!