De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Conhece Ana Catarina Matias?

Por trás do perfil @anacatarinamatias está Ana Catarina Matias, uma portuguesa de corpo e alma, a viver em Barcelona.

Para Ana Catarina, Portugal é saudade, é contar os dias para voltar a casa e poder desfrutar de detalhes que até estar fora não valorizava. Portugal é a sua casa, é chegar a um aeroporto começar a ouvir falar “tuga” e sentir que se está perto de casa, é sentir que os portugueses são um povo unido seja onde for.

Sente que ser portuguesa no estrangeiro é estar consciente do valor do seu país e orgulhosa por ter origens lusas. Antes de dizer o seu nome a alguém, diz que é portuguesa, com pompa e circunstância. ??

O seu lugar preferido em Portugal é a sua terra, Seia, na Serra da Estrela. Por mais que se vislumbrem as grandes cidades, voltar à paz da serra, ter o privilégio de respirar a natureza na sua plenitude, ouvir os pássaros pela manhã, e ver as montanhas cheias de neve no inverno são coisas incomensuráveis.

No seu tempo reduzidíssimo tempo livre vai a Portugal sempre que possível. Durante aquele tempo livre de dia-a-dia, gosta de se colocar a par daquilo que se passa no seu país, passear pela incrível cidade de Barcelona, e, sempre que bate aquela saudade, visitar um café português.?

Saiu de Portugal em busca do sonho de um dia ser médica. Estuda medicina na Universidade de Barcelona, está no 3.º ano. Gosta daquilo que faz, atingiu um objetivo numa cidade e universidade maravilhosas! Estuda aquilo que sempre lhe suscitou curiosidade. O corpo humano e saber como recorrer ao conhecimento para ajudar alguém são coisas que sempre a fascinaram.

Se quer voltar um dia? Quem não quer? Mas, relativamente a isso, é melhor esperar que o tempo assim o diga.

Sempre que pode faz scroll na página de notícias do Facebook para estar a par do que se passa em Portugal. Apesar de tudo parecer muito bonito, muito perfeito, estar longe do país, dos seus, nem sempre é fácil. Ser portuguesa no mundo é carregar saudade a cada dia que passa.

@anacatarinamatias é mais uma história de @portugalnomundo

Equipa: | @inunix07 | @pedro.mpm | @nancycarapelho |