Comunidade portuguesa celebrou 20.ª edição da Feira de Nanterre

Realizou-se entre os dias 11 e 13 de abril a 20.ª edição da Feira, Festa e Romaria de Nanterre, um evento emblemático da comunidade portuguesa em França, organizado pela ARCOP – Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal. A iniciativa contou com a presença da cônsul-geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa.
O evento teve início com um momento simbólico e de significado histórico: o descerramento da placa comemorativa da Revolução dos Cravos de 1974, na agora designada Praça 25 de Abril de Nanterre. Este ato solene assinalou os 50 anos da Revolução que devolveu a democracia a Portugal, sendo um testemunho vivo da ligação entre a comunidade emigrante e as suas raízes.
Entre os convidados esteve o Ministro da Agricultura, Pescas e Florestas, José Manuel Fernandes. Participaram ainda o deputado eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, o conselheiro social da Embaixada de Portugal em França, Carlos Gonçalves, e o adido de Segurança Social, Pedro Pacheco.
“Estão de Parabéns os mais de vinte Municípios portugueses presentes, e os seus autarcas, com uma mostra dos nossos melhores produtos regionais e tradições, os produtores e empreendedores, os animadores da festa e a comunicação social que acompanhou este fim-de-semana especial”, lê-se na publicação feita pelo Consulado-Geral de Portugal em Paris.
A organização da ARCOP, liderada pelo seu presidente Manuel Brito, foi elogiada pela dedicação e dinamismo colocados na realização deste evento, que há duas décadas fortalece os laços entre Portugal e França. Também a Câmara Municipal de Nanterre e o seu presidente, Raphaël Adam, foram reconhecidos pelo apoio contínuo e, em particular, pelo emotivo discurso proferido em português.