De que está à procura ?

Colunistas

Como seriam as princesas da Disney se vivessem em 2018?

A ilustradora chilena Fernanda Suarez perguntou-se um dia como seriam as princesas da Disney se vivessem na actualidade. Não é a primeira vez que vemos um artista reinterpretar estas personagens clássicas, onde inclusive aqui já dei conta, e certamente nem será o último, mas como sabem, aprecio muito estes dois universos: arte e Disney, de modo que aqui me têm a dar conta de mais uma reinterpretação gráfica.

Agora, imaginem se as princesas da Disney fossem vossas colegas de trabalho, vossas amigas ou qualquer rapariga que vocês encontrassem na rua… como elas se iriam parecer? Fernanda Suarez introduz-nos, assim, uma Bella, Branca de Neve, Cinderela, Mulan, Pocahontas, Ariel, Jasmine e companhia com ares de século XXI, graças às suas incríveis ilustrações.

Nos últimos tempos, temos assistido a inúmeras versões do que seriam as princesas da Disney se vivessem em circunstâncias muito diferentes daquelas que nos mostram as suas ficções. Porém, nunca vimos ilustrações tão realistas de como seriam estas emblemáticas figuras da fábrica de animação se as suas vidas se passassem hoje em qualquer cidade do mundo.

Contudo, cada uma delas mantém alguns sinais inconfundíveis da sua personalidade e cultura do contexto original. Bella, por exemplo, continua imersa no seu mundo de livros e bibliotecas, mas optou por um estilo mais casual e usa um blusão em jeans com estampa floral, tão à moda. Por outro lado, Branca de Neve ainda é apaixonada por maçãs, mas mudou o seu vestido para uma camisa justa com os ombros nus. Cinderela, claro, não pode resistir aos sapatos e decidiu seguir a tendência de ombros combinada com um cabelo apanhado algo desgrenhado. Mulan, fiel às tradições da sua terra natal, veste uma blusa com motivos orientais e optou por usar sobrancelhas largas. Enquanto isso, uma Pocahontas moderna não renuncia à sua cabeleira preta XXL, com uma camisa de decote assimétrico e, obviamente, alguns acessórios de inspiração étnica. Por seu turno, Ariel mostra o seu cabelo ruivo como nenhum outro e bate com as transparências que revelam uma lingerie com um toque festivo. E por aí fora… embora Fernanda também se tenha debruçado por alguns vilões, bem como tenha optado por humanizar alguns animais.

E, para além de tudo isso, no traço de Fernanda Suarez as princesas da Disney perderam a sua inocência característica para ganharem uma versão mais poderosa e cheia de estilo. Com olhares intensos e poses confiantes, elas mostram-se tal como as mulheres de hoje em dia.

Na sua página no DeviantArt (https://www.deviantart.com/fdasuarez/journal/poll/6914904/), a ilustradora também permite que os seus seguidores votem para decidir quais serão as próximas princesas a ser retratadas. Fernanda também produz vídeos onde mostra o seu processo de criação e, além de partilhar parte deles nas suas redes sociais, a artista também disponibiliza os vídeos completos aos seus apoiantes no Patreon (https://www.patreon.com/fdasuarez). Se quiserem, podem acompanhar mais o seu trabalho de ilustração através do Instagram (https://www.instagram.com/fdasuarez/) ou fazendo like na página da Fernanda no Facebook (https://www.facebook.com/FernandaSuarezArt).

Ora, descubram agora tudo o que aqui foi falado…

Belle de “A Bela e o Monstro”

Mérida, de “Brave – Indomável”

Cinderela

Jasmine de “Aladdin”

Kidagakash Nedakh ou Kida, de “Atlântida: O Continente Perdido”

Branca de Neve


Sininho de “As Aventuras de Peter Pan”

Pocahontas

Alice de “Alice no País das Maravilhas”

Megara de “Hércules”

Elsa de “Frozen”

Rapunzel de “Entrelaçados”

Moana/ Vaiana


Mulan

Aurora de “A Bela Adormecida”

Tiana de “A Princesa e o Sapo”

Nala de “O Rei Leão”

Lady de “A Dama e o Vagabundo”

E OS MAUS DA FITA…

Scar de “O Rei Leão”

Cruella de Vil de “Os 101 Dálmatas”

Hades de “Hércules”

Rainha Má de “Branca de Neve e os Sete Anões”

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA