De que está à procura ?

Portugal

Comerciantes do Porto esperam um melhor Natal

O presidente da Associação de Comerciantes do Porto manifestou-se confiante que os lojistas vão cumprir os seus objetivos na quadra natalícia apesar da inflação e alertou que a “sustentabilidade” do setor é “importante para todos”.

“Julgamos que este será um ano semelhante aos anteriores e que não se vai sentir quer a inflação, quer a indefinição futura. Esperamos que assim seja. Estamos preocupados, mas confiantes que, mais uma vez, o comércio vai ver os seus objetivos cumpridos”, afirmou o presidente da Associação de Comerciantes do Porto.

Em declarações à Lusa, Joel Azevedo disse esperar que esta quadra natalícia seja “favorável” aos comerciantes locais da cidade e que a “cautela e preocupação” dos portugueses não se reflita nas compras no comércio tradicional e de rua. 

“Esta indefinição do mundo revela uma maior preocupação com o comércio português. Para dar continuidade à sua sustentabilidade é muito importante que todos, mesmo que possam reduzir as suas compras, comprem no comércio português para também ajudar a contribuir para a nossa economia”, acrescentou. 

Dizendo não ser ainda possível apurar a adesão dos portugueses ao comércio de rua, Joel Azevedo lembrou que, nesta quadra, “geralmente há mais procura pelo comércio tradicional”. 

Questionado sobre o impacto que as obras do metro estão a ter no comércio local, especialmente nesta quadra, o responsável afirmou que “qualquer inibição da normal mobilidade condiciona o comércio”, independentemente da sua origem. 

Joel Azevedo salientou, contudo, que as obras vão “beneficiar no futuro” o comércio portuense. 

“Hoje, alguns desses espaços podem ser prejudicados, no futuro provavelmente vão ser muito beneficiados”, disse, apelando para que exista compreensão tanto dos comerciantes como dos consumidores este Natal.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA