De que está à procura ?

Europa

Coimbra promove património da época napoleónica

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra vai “promover o património cultural e natural da época napoleónica da região transfronteiriça” na feira luso-espanhola FEHISPOR, que arrancou esta quinta-feira, na cidade espanhola de Badajoz.

A presença da CIM insere-se no projeto NAPOCTEP – Interreg Portugal – Espanha, que tem como objetivo proteger e valorizar o património cultural e natural da época napoleónica da região transfronteiriça, aprovado pelo programa comunitário POCTETP.

A CIM participa em parceria com os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova na FEHISPOR – Feira Hispano-Portuguesa, que encerra no dia 24, domingo.

O projeto NAPOCTEP tem como principal objetivo transformar o património da época das invasões francesas num “produto turístico único”, capaz de criar riqueza e emprego em regiões de Portugal e de Espanha.

Com uma duração prevista de dois anos, o projeto NAPOCTEP foi aprovado este ano pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal Interreg POCTEP, representando um investimento total de 711 mil euros.

O projeto transfronteiriço, que pretende criar um produto turístico diferenciado em torno do imaginário das invasões francesas lideradas por Napoleão no início do século XIX, recebe um apoio do FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional) que ascende a cerca de 533 mil euros.

Liderado pela CIM Coimbra, o projeto envolve a participação de parceiros portugueses (Turismo do Centro, CIM Beiras e Serra da Estrela e Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras) e espanhóis (Fundación Siglo para el Turismo y las Artes de Castilla y León, Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas SEGITTUR e Fundación Finnova).

“Este projeto tem como objetivo construir um vetor de desenvolvimento turístico transfronteiriço para promover, preservar e valorizar os valores históricos e culturais das rotas napoleónicas existentes entre Portugal e Espanha”, avançou a CIM.

O projeto abrange as regiões de Castela e Leão em Espanha e, no território nacional, uma vasta área da Região Centro, desde os territórios de fronteira da CIM Beiras e Serra da Estrela, passando pelos territórios da CIM Região de Coimbra, nomeadamente Penacova, Mortágua e Mealhada, onde ocorreu a Batalha do Bussaco, até aos territórios das Linhas de Torres.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA