De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Coimbra 2.X um projeto para facilitar processos administrativos

Processo de modernização administrativa vai contar com ações em todos os 19 municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal de Coimbra. Simplificar processos, evitar idas desnecessárias aos serviços administrativos e uma resolução mais rápida e eficaz de matérias relacionadas com a administração local. É esse o objetivo da operação Região Coimbra 2.X, inserida no âmbito da Modernização Administrativa e que é gerida pela Comunidade Intermunicipal de Coimbra.

Com grande parte dos projetos da operação já concluídos, a CIM Região de Coimbra irá desenvolver ações de comunicação por toda a região com intuito de divulgar e sensibilizar a população para os esforços desenvolvidos em prol do seu bem-estar.

Iniciada em 2017 e envolvendo todos os 19 municípios que fazem parte da estrutura intermunicipal, esta operação de larga escala teve, e tem o objetivo de atingir uma franja alargada de público-alvo com especial enfoque nas faixas etárias compreendidas entre os 16 e os 74 anos.

Contam-se como principais objectivos-chave, o reforço da infraestrutura dos centros de dados, a normalização transversal de procedimentos, a implementação de processos totalmente desmaterializados, a disponibilização de serviços online, a agregação de informação geoespacial num único local, o fomento do aumento da competitividade e atratividade da Região e a aposta em recursos partilhados, tendo como objetivo último a melhoria de prestação de serviços a cidadãos e empresas.

Com início a 19 de setembro, serão várias as ações que vão dar a conhecer os vários projetos desenvolvidos e os serviços que poderão utilizar para facilitar a interação com os municípios.

O projeto Região Coimbra 2.X é uma aposta intermunicipal liderada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) em copromoção com os dezanove municípios que a compõem, em consonância com as orientações estratégicas definidas para o horizonte temporal 2014-2020. O objetivo máximo é sensibilizar os diferentes públicos de utilizadores para os novos serviços que forem sendo disponibilizados, no sentido de maximizar a sua adesão e efetiva utilização.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra é uma comunidade intermunicipal que integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares, constituída ao abrigo da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro. O objetivo da CIM Coimbra é apostar no desenvolvimento regional assente numa estratégia supra-municipal que, respeitando a autonomia política de cada município, permita uma intervenção mais forte junto dos agentes económicos, sociais e culturais no sentido de potenciar os valores da Região e de a afirmar no contexto nacional.