Cláudia Dias vai completar 18 meias-maratonas em 18 dias

Cláudia Dias, de 29 anos, não é uma desconhecida no mundo das corridas e do desporto. Após ter começado a correr há apenas dois anos, já acumula um palmarés invejável, com a conclusão de uma maratona e um Half IRONMAN. A sua próxima meta promete ser ainda mais desafiadora: completar 18 meias-maratonas, em 18 distritos de Portugal, em 18 dias consecutivos.
O desafio, que acontecerá de 1 a 18 de maio, é inspirado pelo trabalho de criadores de conteúdo do Reino Unido, como Joshua Patterson, que completou 76 maratonas em 76 cidades britânicas.
Para Cláudia, este projeto vai muito além da superação pessoal. A jovem atleta ambiciona ser a primeira mulher em Portugal a alcançar esse feito e, ao mesmo tempo, tornar a corrida mais inclusiva, convidando a sua comunidade a juntar-se a ela em várias cidades do país. “Há muito tempo que pessoas fora de Lisboa me pedem para correr comigo, e queria muito incluí-las. É uma oportunidade para praticarmos desporto juntos e para me ajudarem a concluir as corridas,” explicou em entrevista à NIT.
O objetivo de Cláudia é claro: “não pode parar, apenas caminhar”, e se não conseguir concluir alguma das provas, o desafio será dado como terminado. A preparação já começou e implica treinos intensivos, com a colaboração do seu treinador, Alexandre Nobre. “Estou a preparar-me cuidadosamente, pois sei que vai ser muito exigente tanto física como mentalmente,” revela Cláudia.

A experiência com o Half IRONMAN, que completou em outubro de 2023, ajudou-a a entender melhor os desafios que terá de enfrentar. Embora tenha sido uma prova exigente, a jovem mostrou-se satisfeita com o resultado uma vez que tinha estipulado um tempo de 6h30 e conseguiu fazer 6h17. Porém, reconhece que a corrida foi a parte mais difícil, principalmente devido à pressão psicológica e ao cansaço acumulado.
Além do esforço físico, o desafio das 18 meias-maratonas tem também um caráter solidário. Durante os 18 dias, Cláudia vai associar-se a uma causa ligada à saúde mental, permitindo que as pessoas façam donativos para ajudar outros a tirarem partido do desporto como uma forma de terapia.
No seu instagram, a jovem deixa um desafio: “Vocês também podem fazer parte desta jornada! Vou lançar um calendário com todas as datas, locais e horários, e podem juntar-se a mim para correr. Pode ser 1 km, 5 km, 10 km ou a meia maratona completa – o que importa é estarmos juntos nesta jornada! Vou precisar da vossa energia, do vosso apoio, porque isto não é só sobre mim – é sobre nós!”

Acrescente-se que Cláudia é a criadora da “Alcance”, uma marca portuguesa nascida em 2023 que quer pôr toda a gente a correr maratonas. De acordo com o site da marca “o objetivo de inspirar e encorajar os outros a superarem os seus limites e a alcançarem os seus sonhos” e, para isso, foram lançados planos de treino, desenvolvidos em parceria com o clube Run Tejo, que a ajudou a correr a sua primeira maratona em apenas 6 meses. Os planos são pensados para todas as capacidades físicas, com o propósito de motivar os outros a dar o seu primeiro passo em direção aos seus objetivos.
Veja agora o vídeo de Cláudia onde a atleta explica como correu uma maratona com apenas 6 meses de treino: