De que está à procura ?

Europa

Cavaco Silva representa Portugal no funeral do grão-duque do Luxemburgo

© DR

Numa nota colocada no ‘site’ da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa justifica a representação de Portugal no funeral “a alto nível” com “as relações muito próximas e intensas entre o Luxemburgo e Portugal” e também com “o papel relevante” da comunidade portuguesa naquele “País amigo e parceiro na União Europeia”.

“O Presidente da República, de acordo com o Governo, solicitou ao Presidente Aníbal Cavaco Silva que representasse Portugal nas exéquias do Grão-Duque Jean, que exerceu funções entre 1964 e 2000, período determinante para a instalação e integração dos Portugueses”, lê-se ainda na nota de Belém.

No passado dia 23, após ser anunciado o óbito, Marcelo recordou o grão-duque João do Luxemburgo como “grande estadista” e “amigo fiel de Portugal”, numa mensagem de condolências enviada ao seu filho Henrique.

O Presidente português lembrou “a forte ligação” do pai do monarca a Portugal, “sustentada em laços familiares e no papel que desempenhou no seu reinado”.

Segundo o Presidente da República, João do Luxemburgo foi “protagonista maior de um longo período de desenvolvimento do seu país, de construção da casa comum europeia e com inestimável amizade por parte da comunidade portuguesa e luso descendente residente no Luxemburgo”.

O Presidente português realizou uma visita de Estado ao Luxemburgo em maio de 2017.

João do Luxemburgo governou de 1964 a 2000, altura em que abdicou a favor do seu filho Henrique, atual governante do pequeno Estado.

O grão-duque João foi soldado do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial e participou no desembarque da Normandia.

A sua última aparição pública ocorreu no final de março durante um fórum organizado pela sua nora, a grã-duquesa Maria Teresa, sobre o combate à violência sexual nas zonas de guerra.

Nascido em 05 de janeiro de 1921, João do Luxemburgo era filho da grã-duquesa Charlotte do Luxemburgo e do príncipe Felix de Bourbon de Parma.

Depois de estudar no Luxemburgo e no Reino Unido, o herdeiro da coroa entrou na Guarda Irlandesa como voluntário em 1942, uma unidade do exército britânico.

João de Luxemburgo casou em 1953 com a princesa Josefina da Bélgica, irmã dos antigos reis dos belgas Balduíno e Alberto II.

Josefina morreu em janeiro de 2005.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA