De que está à procura ?

Motores

Carros vão ter obrigatoriamente caixa negra

© DR

Várias obrigações foram impostas na produção de automóveis a partir de dia 6 de julho. Um dos sistemas obrigatórios na União Europeia será a caixa negra.

Os carros terão de ter vários novos sistemas de segurança para prevenção de acidentes e mortes. A caixa negra, como acontece nos aviões, vai registar tudo o que foi feito no carro.

O objetivo da caixa negra é o registo de tudo para, caso aconteça algum acidente, fique tudo redigido para melhor análise do mesmo. Contudo, como refere o noticiasaominuto, no carro, a caixa negra não terá capacidade de gravar conversas.

A caixa negra dos carros vai registar nove dados de telemetria. Tem em conta a pressão no acelerador e rotações por minuto do motor; o ângulo de viragem e a velocidade angular em graus; e a velocidade nos últimos cinco segundos;

Vai tomar nota também do recurso aos travões, da direção do Delta V (aceleração positiva ou negativa); ou da ativação de airbags e pré-tensores dos cintos.

Por fim, o uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes, a variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto e a aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado estarão também contempladas na caixa.

TÓPICOS