De que está à procura ?

Motores

Carros novos na UE em 2035 terão de ser elétricos

© DR

O Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira o fim de carros com motor de combustão interna a partir de 2035. Deixará de ser possível comercializar carros novos que tenham emissões de CO2.

A medida propôs o fim das vendas de veículos com emissões poluentes até 2035. Foi aprovada com 339 votos a favor, de um total de 612 lugares. A proposta vem com o objetivo de eliminar as emissões de automóveis movidos a combustíveis fósseis.

Apesar da aprovação parlamentar, a proposta apenas será promulgada com a aprovação dos 27 estados-membros no Conselho Europeu.

O secretário-geral da Associação Automóvel Portugal (ACAP), Hélder Pedro, considerou ao ECO as restrições muito estritas, pondo em questão ser uma medida a longo prazo, que deveria ser discutida mais próxima de 2035. Admite que estes deviam ser discutidos não já, a treze anos, mas por volta de 2028, quando faltassem apenas 7 anos para o prazo final, tendo em conta a evolução tecnológica que se verificasse na altura, como avança o jornal português.

O secretário-geral destaca também a necessidade de apoios à compra de veículos “limpos” e a melhor rede de carregamentos no país.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA