Caos em Heathrow: Aeroporto fechado todo o dia por falha de energia

O maior aeroporto da Europa, em termos de tráfego de passageiros, Heathrow, vai estar encerrado durante toda esta sexta-feira. O encerramento deve-se a uma falha de energia após um incêndio numa subestação elétrica que serve o aeroporto. O aeroporto de Lisboa já cancelou 18 das 22 partidas e chegadas de voos de e para o aeroporto londrino.
Cerca de 1350 voos, entre partidas e chegadas, já foram afetados. Alguns voos que já estavam no ar acabaram por ser desviados para Gatwick (Londres), Charles de Gaulle (Paris), e para o aeroporto de Shannon (Irlanda).

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Heathrow Airport Holdings recomendou que os passageiros não se desloquem para o aeroporto e aconselhou-os a contactarem a companhia aérea para obterem mais informações.
O secretário da Energia do Reino Unido, Ed Miliband, classificou o incêndio como catastrófico e explicou que também afectou o gerador de reserva. “A [National] Grid está a fazer tudo o que pode para restaurar a energia o mais rapidamente possível em Heathrow. Heathrow diz que o aeroporto estará fechado hoje até à meia-noite, como sabem, mas a rede está a fazer tudo o que pode para tentar restabelecer a energia, disse na BBC.
«Segundo sei, 100.000 casas ficaram sem eletricidade devido a este incêndio durante a noite. Sei que já desceu para 4.000, mas é óbvio que esta é uma situação que está a evoluir rapidamente», acrescentou.
Acrescente-se que Heathrow foi construído em 1946 e é o maior dos cinco aeroportos que servem a capital britânica, com mais de 80 milhões de passageiros por ano.