De que está à procura ?

Desporto

Cancelo volta à elite do futebol mundial

© Luís Vieira Cruz / BOM DIA

O ala direito português João Cancelo está de volta aos grandes palcos do futebol mundial, confirmou esta terça-feira o Barcelona, clube que o recebeu, por empréstimo, dos sauditas do Al-Hilal.

O craque de 31 anos, internacional pela seleção portuguesa, regressa assim a uma casa que conhece bem, já que em 2023-24 esteve, também por empréstimo do Manchester City, nos blaugrana. Nessa passagem, marcou quatro golos e apontou cinco assistências em 42 partidas disputadas.

João Cancelo, recorde-se, começou a carreira nos escalões de formação do Barreirense, tendo-se transferido, ainda adolescente, para a academia do Benfica. Foi pelo clube da Luz que se estreou como senior em 2013-14, mas apenas contabilizou duas aparições na equipa principal.

Na temporada seguinte, foi contratado pelo Valência por 15 milhões de euros.

Jogou três temporadas em Espanha e depois saiu, a custo zero, por empréstimo, para o Inter de Milão.

Depois de mostrar valor na sua primeira época em Itália, convenceu os responsáveis de outro gigante, neste caso a Juventus, a desembolsar 40 milhões de euros pelo seu passe.

No gigante de Turim jogou um ano desportivo porque o Manchester City, no verão de 2019, pagou 65 milhões pelos seus serviços.

Foi em Inglaterra que Cancelo atingiu o seu auge como futebolista. Durante três épocas, foi dono e senhor da lateral direita, e muitas vezes também aposta de Guardiola no flanco esquerdo. Perdeu fulgor na primeira parte da temporada 2022-23, tendo saído por empréstimo, na janela de inverno, para o Bayern de Munique.

Regressado no verão seguinte a Manchester, o atleta voltou a não entrar nos planos dos ingleses e acabou por ser uma vez mais cedido, daquela vez ao Barcelona.

Há dois anos, assinou pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, emblema que agora deixou, também por empréstimo, para voltar a reforçar o Barcelona.

Quer a nível clubístico quer de palmarés, João Cancelo tem uma carreira invejável. Já venceu uma Liga dos Campeões, duas Ligas das Nações, uma Liga portuguesa, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga portuguesa, uma Liga alemã, três Ligas inglesas, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga inglesa, uma Liga italiana e uma Taça de Itália.

Pela seleção conta com 64 internacionalizações e 12 golos.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA