Canadá: associações portuguesas de Manitoba vão ser homenageadas
As associações portuguesas na província canadiana de Manitoba vão ser reconhecidas pelo seu papel na “construção daquela região”, mas ao mesmo tempo “preservando a cultura e tradições portuguesas”, disse à agência Lusa uma fonte da organização.
“Este evento especial não só celebrará as significativas contribuições das organizações portuguesas, passadas, presentes e futuras, mas também destacará o papel fundamental que estas organizações desempenharam na construção de Manitoba, preservando ao mesmo tempo as tradições e a cultura de Portugal”, afirmou Pedro Correia, 83 anos, presidente da Associação de Veteranos Portugueses de Manitoba – Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes.
“Esta homenagem reconhece o contributo de todas as organizações portuguesas de Manitoba, que apesar de terem sido fundadas em diferentes períodos e com diferentes missões, ao longo dos anos uniram-se de modo a fortalecer não só os laços entre elas, mas também a integração dos seus associados”, sublinhou o sargento miliciano reformado do exército, no Canadá desde 1968.
Pedro Correia destacou ainda que fruto do trabalho, convicção e perseverança, “as associações formaram uma comunidade coesa e fortalecida para enfrentar qualquer desafio, com a mesma dedicação dos combatentes”.
Será também homenageada uma defensora dos veteranos, Bonnie Korzeniowski (na foto acima), antiga deputada provincial de Manitoba, falecida em 15 de outubro de 2019.
“Bonnie Korzeniowski foi deputada provincial pelo círculo eleitoral de St. James de 1999 a 2011 e Enviada Especial para os Assuntos Militares do Governo de Manitoba na época em que foi inaugurado o Monumento de Homenagem aos Combatentes. Desde o primeiro contacto apoiou inigualavelmente esta causa com um inestimável apoio, revelando profundo apreço pelos sacrifícios e contributo dos veteranos, razão pela qual a sua memória jamais será esquecida”, explicou.
Será também descerrada uma placa de homenagem da Liga dos Combatentes ao Núcleo de Winnipeg, na sequência do 22.º aniversário da associação num reconhecimento pelo imenso sacrifício e contributo dos soldados e famílias “mantendo vivos os valores da liberdade e da igualdade para um mundo mais justo”.
A cerimónia terá lugar no dia 7 de setembro, às 11:00 no Chapel Lawn Funeral Home and Cemetery.
De acordo com o recenseamento de 2021, a comunidade portuguesa no Canadá é constituída por 448.305 pessoas, que declararam ser de origem étnica portuguesa, sendo que 240.680 disseram que tinham como língua materna a portuguesa.
Existiam 166.651 portugueses inscritos na rede consular do Canadá em 2022.
Em Winnipeg, capital da província de Manitoba, residem cerca de 20 mil portugueses e lusodescendentes.