De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Calendário Pirelli 2019 apresenta mulheres que sonham

2018 ainda não acabou, mas alguns lendários calendários já começaram a ser lançados. É o caso do Calendário Pirelli, onde o célebre fotógrafo Albert Watson criou uma série de imagens centradas nos sonhos e aspirações de quatro mulheres bem-sucedidas e talentosas.

Acompanhado de um vídeo, em que cada “filme curto”, com modelos conhecidas do cinema, moda e dança, mostra personagens em encruzilhadas significativas das suas vidas. O resultado são 40 belas e cinematográficas imagens tomadas em locações como Miami e Nova Iorque, todas sob o tema “Dreaming”.

As fotografias da 46° edição do icónico calendário foram realizadas a cores e em preto e branco, fazendo uso do formato cinematográfico 16:9, inspiradas pela paixão de Albert Watson pela arte do cinema. O fotógrafo diz que a ideia básica por trás de todo o projecto foi a de contar uma história em quatro “pequenos filmes”. “O que eu queria transmitir eram as esperanças das personagens e a sua forma de pensar no futuro de uma maneira que trouxesse o aspecto de sonho,” defendeu Watson.

O Calendário Pirelli 2019 foi lançado no passado dia 5 de Dezembro, em Milão, e é protagonizado pela atriz Julia Garner como “a fotógrafa botânica”, Astrid Eika como “a modelo”, a atriz e modelo Laetitia Casta como “a pintora”, o bailarino profissional Sergei Polunin como “o namorado da pintora”, a estrela do ballet Misty Copeland como “a bailarina”, o bailarino profissional Calvin Royal III como “o namorado da bailarina”, a modelo Gigi Hadid como “a rica socialite” e Alexander Wang como “o confidente”.

Sob os temas do “empoderamento” feminino e da não “objectificação” do corpo da mulher, a edição de 2019 apresenta várias mulheres que interpretam um conjunto de cenas cinematográficas enquanto protagonistas de histórias mais profundas e não como meros objectos de desejo masculino. No calendário, elas dão vida a uma herdeira que se sente abandonada mesmo com milhares de seguidores, a uma escultora que queria pintar, a uma fotógrafa botânica que só pensa em retratos e a uma stripper que desejava ser bailarina.

Mulheres empenhadas em alcançar os próprios sonhos e objectivos, “com coragem e desafiando a si mesmas”. O propósito da Pirelli foi retratar não os corpos, mas sim as vidas e aspirações que as protagonistas interpretam. Mais do que pneus, este seu calendário promove arte. Ora vejam as belíssimas imagens…

Misty Copeland & Calvin Royal III

Laetitia Casta & Sergei Polunin

Julia Garner & Astrid Eika

Gigi Hadid & Alexander Wang