De que está à procura ?

Luxemburgo

Cabo-verdianos em festa religiosa importada de Santiago

© Clique para ampliar

Clique para ampliar No passado sábado, 3 de maio, a comunidade cabo-verdiana congregou-se na Igreja de Saint-Joseph, em Esch-sur-Alzette, para honrar Jesus Cristo, invocado com o atributo de São Salvador do Mundo.

Esta é uma festa religiosa e popular com origens na vila de Picos, sede do concelho de São Salvador do Mundo (11.000 habitantes), na ilha de Santiago, a maior ilha do arquipélago onde se situa a capital Praia. Santiago é a ilha de onde provém a maioria das famílias cabo-verdianas em diáspora no Grão-Ducado.

A festa acontece sempre no terceiro domingo de Páscoa. Do programa constou a missa – em luxemburguês, alemão e francês – participada pela comunidade local e animada pelo coro católico cabo-verdiano. Presidiu à celebração o padre Raymond Streweler, pároco, acompanhado pelo padre Rui Pedro, capelão da comunidade lusófona.

Os imigrantes cabo-verdianos e seus descendentes assinalam esta festa, desde 2009, em terras do Grão-Ducado. No sul do Luxemburgo são duas as festas da comunidade africana: São Salvador do Mundo e Santa Catarina de Alexandrina.

R.P.

[ Carlos Zorrinho no Luxemburgo no sábado ]

[ 20 anos de património da Humanidade em selo ]

[ Aeroporto de Findel é o preferido dos belgas ]

TÓPICOS