De que está à procura ?

Comunidades

Brexit não alterou planos dos emigrantes portugueses

© DR

O processo do Brexit introduziu incertezas no futuro migratório dos migrantes da União Europeia que vivem no Reino Unido, mas não alterou as aspirações e projetos da maioria dos portugueses, revela um estudo.

A investigação intitulada “O Brexit e os emigrantes portugueses no Reino Unido“, conduzida no âmbito de um mestrado, explorou as representações que os emigrantes portugueses residentes no Reino Unido fazem sobre a saída do país da União Europeia e a forma como o Brexit poderá ter alterado as suas aspirações migratórias.

Estes portugueses delinearam os seus planos num contexto de falta de garantia acerca dos direitos futuros de residência no país e, apesar de os rendimentos anuais, o grau de instrução e o tempo de residência destes cidadãos se terem revelado determinantes na forma como experienciam e reagem ao Brexit, este não alterou as aspirações migratórias e planos de vida dos emigrados no Reino Unido, concluiu o estudo.

Embora seja responsável por um sentimento de insegurança entre os emigrados portugueses no Reino Unido, a pouca interferência do Brexit nos planos migratórios dos respondentes revela que esta é uma “mobilidade líquida”, conclui a investigação.

Leia o estudo completo aqui.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA