De que está à procura ?

Comunidades

Bloco quer que Portugal se lembre dos seus emigrantes

O Bloco de Esquerda apresenta como candidata pela Europa às legislativas, Teresa Soares, professora e sindicalista a residir na Alemanha, que participou num debate organizado pelo BOM DIA pelo BE.

O Bloco de Esquerda diz que o panorama político europeu mostra que a “maioria absoluta é uma coisa que quase não existe”. Teresa Soares defende que o melhor para Portugal será uma solução de vários partidos para governar.

“Temos um extenso programa para as comunidades mas o nosso objetivo principal é que os portugueses do estrangeiro deixem de ser os esquecidos”, afirmou a candidata ao parlamento durante o debate.

O BE defende melhores serviços consulares e melhor ensino de português. “O ensino no estrangeiro foi pervertido”, ataca Teresa Soares, considerando uma aberração que se tenha deixado de ensinar português como língua materna. “Eu sou professora e conheço a realidade”, explica.

Teresa Soares acha que “a internet pode ajudar a melhorar os serviços consulares, mas “muita gente não sabe servir-se das novas tecnologias”, que são “um remédio que não resolvem tudo. Os consulados precisam de ter condições para atender quem precisa”, explica.

O BOM DIA colocou a todos os participantes as mesmas questões, às quais o cabeça de lista do Bloco de Esquerda pela Europa respondeu assim:
– Voto eletrónico: sim
– Recenseamento automático: sim
– Mais candidatos pelos círculos da emigração: sim
– Ensino de português gratuito: sim

Veja abaixo o debate em que participaram Livre, Bloco de Esquerda, Nós, Cidadãos!, Ergue-te, Aliança, ADN e CDU. O segundo debate juntou PSD, PS, PAN, Iniciativa Liberal, Volt Portugal, CDS-PP e MAS. Os partidos MPT, PCTP/MRPP, RIR, PTP e Chega não responderam ao convite do BOM DIA.

Legislativas 2022: candidatos pela Europa

Legislativas 2022: Candidatos pela Europa

Posted by BOM DIA on Saturday, January 15, 2022

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA