De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Barbie homenageia David Bowie

O fabricante de brinquedos Mattel revelou uma edição limitada da Barbie David Bowie, vestida como a Ziggy, o icónico alter-ego do cantor inglês. Um lançamento que homenageia o 50º aniversário do single “Space Oddity” de Bowie.

Esta nova Barbie ostenta um macacão metálico listrado, combinado com botas vermelhas e uma juba de cabelo. O visual é complementado com acessórios cósmicos que reproduzem o visual da estrela de rock bissexual, ficcional e andrógena de Bowie.

Numa celebração definitiva de dois ícones da cultura pop, cada um no seu sector, Barbie presta tributo ao camaleão pop, cantor, compositor e actor David Bowie, cujas dramáticas transformações musicais continuam a influenciar e inspirar. Segundo a Mattel, “esta boneca coleccionável Barbie homenageia o legado cultural do génio musical que redefiniu o rock and roll”.

Bowie, que morreu em 2016, lançou “Space Oddity” em 1969 como uma peça no filme épico de Stanley Kubrick “2001: Odisseia no Espaço”, que foi lançado um ano antes. Bowie estreou a sua persona Ziggy Stardust poucos anos depois, em 1972, com o álbum “The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars”.

Porém, é bom recordar que nesta última década, Barbie já se vestiu como Andy Warhol, Elvis e Frank Sinatra. Mais recentemente, ela personificou poderosas figuras femininas como Frida Kahlo, Katherine Johnson e Amelia Earhart, conforme já aqui dei nota.

Nesse contexto, ainda recentemente, a Mattel lançou uma boneca astronauta, como parte de um projecto que a empresa enveredou para inspirar meninas a explorarem outras carreiras.

Esta astronauta transformada em boneca Barbie veio para incentivar mais meninas para o espaço. No fundo, para explorar carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Projetado em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), a boneca foi criada à semelhança de Samantha Cristoforetti, a única astronauta ativa da organização. Cristoforetti diz que espera que a colaboração com a Barbie “ajude meninas e meninos a sonharem com um futuro sem limites”. Isabel Ferrer, directora europeia de marketing da Barbie, disse que a marca está “orgulhosa” por fazer parte da colaboração com a ESA.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.