De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Autónomo faz maior viagem de sempre no Reino Unido

Um projeto de investigação que visa avaliar as mais recentes tecnologias dos automóveis autónomos concretizou com sucesso uma viagem de 370 quilómetros com navegação autónoma pelas estradas do Reino Unido.

O projeto, denominado HumanDrive, foi fundado conjuntamente pelo governo do Reino Unido, através do Centro de Veículos Autónomos Conectados (CCAV, na sigla em inglês) e da Innovate UK, e por outros nove parceiros do consórcio. O financiamento conjunto para o projeto totalizou 13,5 milhões de libras (cerca de 16 milhões de euros).

O projeto de investigação concluiu com sucesso dois testes: uma viagem de 370 quilómetros com navegação autónoma pelas estradas – denominado “GrandDrive” – utilizando tecnologia avançada de posicionamento, e uma análise baseada em testes de pista, que explorou a condução semelhante à humana, utilizando aprendizagem automática a fim de melhorar a experiência do utilizador.

Os automóveis de teste foram Nissan LEAF, equipados com tecnologias GPS, radar, LIDAR e câmaras, que criam uma perceção do mundo à sua volta. Utilizando o mundo percecionado, o sistema consegue tomar decisões acerca de como circular nas estradas e contornar os obstáculos que encontra numa viagem.