De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Atleta da AFID conquista bronze em Abu Dhabi

Pedro Passos conquistou o 3º lugar nas Special Olympics World Summer Games, em Abu Dhabi, durante a prova de 25 metros mariposa.

Esta foi a primeira vez que o atleta da Fundação AFID Diferença representou Portugal, tendo obtido o bronze e um 5.º lugar nos 50 metros livres.

“Viver in loco as Special Olympics World Games passa, também, por perceber a dimensão destes eventos e a consciência que o mundo em geral parece ter a propósito da inclusão e nós, em particular, parece que insistimos em ignorar,” acrescenta Ana Ramos, mãe do atleta.

“Em relação ao Pedro, não tenho palavras para descrever o que sinto. Além de ter tido um desempenho brilhante, foi emocionante vê-lo lutar pelos seus resultados, resultados esses que só conseguiu alcançar porque superou as suas marcas pessoais, o que revela bem a motivação pessoal com que aqui está”, conclui.

“Para nós é um orgulho vermos o Pedro a brilhar de forma tão intensa em representação da Fundação AFID e de todas as pessoas com diferença. Ele é um atleta excecional e uma demonstração de que a diferença não é uma desvantagem, mas sim algo que pode levar uma pessoa mais longe,” acrescenta Domingos Rosa, presidente do conselho de administração da Fundação AFID Diferença.

As Special Olympics World Summer Games são um evento desportivo concebido para as pessoas com deficiência intelectual e é organizado pelo Movimento das Olimpíadas Especiais. Este ano, a prova contou com a participação de  170 países e cerca de 7 000 atletas, 31 dos quais portugueses.